terça-feira, 20 de março de 2012

20 de Março é o Dia do Contador de Histórias



contando-historias É minha gente. É hoje! E para comemorar e homenagear esses seres que encantam, uma singela mensagem:

MENSAGEM PARA UM CONTADOR DE HISTÓRIAS

Quase num passe de mágica um livro é acariciado por mãos habilidosas e surgem muitas histórias. Depois alguém dotado de luz própria empresta a estas histórias sua alma. Então o inesperado acontece: Com marionetes, máscaras, adereços e instrumentos musicais o Contador de Histórias movimenta personagens encantados, a magia dos reis e princesas, a esperteza dos heróis e a sabedoria dos bichos. O Contador de Histórias, ri, chora e faz brotar lágrimas de alegrias e de tristezas que não se esquecem mais. Contador de Histórias é aquele que deixa que muitas histórias aconteçam: Contos de Fadas, Contos Maravilhosos, Contos Tradicionais, Contos de Encantamento dos quatro cantos do mundo; é aquele que fala à alma as misteriosas profundidades do coração e da imaginação; é aquele que promove um escutar e olhar fazendo com que todos sintam o frio, o medo, a paz, a felicidade, a fome, as cores, os cheiros, e as mais diversas sensações suscitadas pelas histórias que harmonizam, acalmam, despertam sentimentos adormecidos, fortalecem, trazem luzes e alternativas; é aquele que brinca o jogo teatral como quem brinca com a vida; é aquele que se encontra no fantástico mundo do faz de conta, brincando os caminhos mágicos dos contos de fadas. O Mundo Mágico é assim Parece um grande Milagre enfim. Essa é sua Grande Missão! Conte Histórias com sorriso, amor e muita imaginação!

FONTE: www.marionetesaude.blogspot.com



quarta-feira, 14 de março de 2012

14 de Março Dia Nacional da Poesia



O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.

 

O que é poesia?

Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.

"Brincando de não-me-olhe" Elias José

Não me olhe de lado
que eu não sou melado.

Não me olhe de banda
que eu não sou quitanda.

Não me olhe de frente
que eu não sou parente.

Não me olhe de trás
que eu não sou satanás.

Não me olhe no meio
que eu não sou recheio.

Não me olhe na janela
que eu não sou panela.

Não me olhe na porta
que eu não sou torta.

Não me olhe do portão
que eu não sou leitão.

Não me olhe no olho
que eu não sou caolho.

Não me olhe na mão
que eu não sou mamão.

Não me olhe no joelho
que eu não sou espelho.

Não me olhe no pé
que eu não sou chulé.

Não me olhe de baixo
que eu não sou riacho.

Não me olhe de cima
que acabou a rima.

segunda-feira, 12 de março de 2012

12 de Março é o Dia do Bibliotecário



É um dia que deve ser marcado para lembrar, pelo menos por todo o pesquisador que buscou documentos, manuscritos, impressos e de todas as naturezas, que enfrentou a aflição de buscar informações no rico e desconhecido universo bibliográfico e documental brasileiro, sem guias, sem indicadores, sem patrocínio, e encontrou, através do Bibliotecário, o caminho.


Bibliotecários do SIBI - Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos 
visitam à Biblioteca Municipal Hans Christian Andersen, São Paulo


Palestra "Mediação de leitura em Bibliotecas Públicas e Escolares" ou "Mediação de leitura em diferentes espaços" - Sueli Bortolin

Contação de História com Andréia de Souza
(Biblioteca Belmont de Santo Amaro - Temática em Cultura Popular) - Projeto Espaço Gourmet

12000 km de Chile e Argentina





05 de Março de 2012
Exposição cedida pelo SESI