18 de abril
Dia Nacional do Livro Infantil
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Graduada em Pedagogia
Nome do livro: Pai, me compra um amigo? - Pedro Bandeira
ResponderExcluirResumo:
Nome do (a) participante, sala e professora.
Nome do livro: Alberto: do sonho ao võo
ResponderExcluirNome do autor:José Roberto Luchetti
Resumo:
A historia conta sobre o menino Alberto e seus amigos Luís, Pedro e José que gostavam do mês de junho porque é o mês da festa de São João.
Luís preferia as bandeiras; Pedro a fogueira; José tinha medo das bombas e Alberto de empinar pipa.
Ele usava varas de bambu, pano de seda e jornal para a construir.
Tinha sete irmãos. Alberto sonhava voar como os balões, até que ele cresceu e se transformou no conhecido Alberto Santos Dumont.
Construiu, decolou, voou e pousou o seu 14 Bis em campo de Bagatelle, em París, na França.
É a história do pequeno Alberto que tinha um sonho e se tornou realidade.
Nome do participante: Reynaldo Renner da Silva Holanda
Sala: 5º ano D
Professora: Marcia Calin
gostei muito desse resumo eu que já li este livro mas eu não lembrava de nada então este resumo me fez eu lembrar do livro inteiro
ExcluirNome do livro: A MENINA DO LEITE
ResponderExcluirAutor: Monteiro Lobato
Resumo:
Esta história conta sobre uma menina que tinha um grande sonho. Ela caminhava com uma lata de leite na cabeça falando que queria vendê-lo para depois comprar mais animais e com o dinheiro comprar o sonho de sua vida: um vestido azul. Mas...
Nome da participante: Gabrielle Tassin
Sala:5° ano D
Professora: Marcia calin.
Ps. Amei esse livro porque acho que ele ensina um pouco as pessoas não terem pressa, que o sonho de sua vida vai chegar um dia.
Nome do livro: Quem tem medo de Dragão?
ResponderExcluirAutor: Fanny Joly
Resumo:
Essa história conta sobre um menino que pegou seu barco e foi atrás de ouro.
Mas chegando encontrou um baú cheio de chocolate. Na volta, no meio do caminho, encontrou um dragão dos Sete Mares com escamas.
O dragão pegou o menino e o levou para sua casa. Ofereceu sua cama de aço para ele dormir e água do esgoto para tomar banho.
Também ofereceu pimenta fina. Quando o dragão comia soltava fogo pela boca. O menino conseguiu amarrar a cauda enorme do dragão no pé da cama . Fugiu e quando olhou para trás não tinha mais nada, só pedaços de pau queimado e o fedor do esgoto.
Nome da participante: Matheus Fernando Ventrilho
Sala:5° ano D
Professora: Marcia calin.
Nome do livro: Fábulas de Monteiro Lobato
ResponderExcluirAutor: Monteiro Lobato
Resumo:
A história aconteceu no lago, quando a garça velha disse para os peixes do lago que o dono da terra iria esvaziá-lo e chamaria os vizinhos para ver a pescaria. Então a garça falou que os peixes ficariam seguros no poço de pedra branca.
Os peixes concordaram com a garça, mas um peixe perguntou como eles iriam chegar lá. E a garça disse que não era problema, que levava todos os peixes no bico e todos concordaram e ela levou todos. A garça teve comida por bastante tempo.
Nome da participante: Maiza Santacatharina Moreira
Sala:5° ano D
Professora: Marcia calin.
Nome do livro : Mistério de natal
ResponderExcluirAutor : Josteim Gaarder
Resumo:
No final de novembro Joaquim ganhou um calendário de natal.
É uma tradição em seu país .
Todo calendário desse tipo tem vinte e quatro portinhas que devem ser abertas uma de cada vez, uma por dia, desde primeiro de dezembro até o dia 24, véspera de natal.
Mas o calendário de Joaquim parecia meio mágico: a cada portinha que ele abria , saltava lá de dentro um dos vinte e quatro capítulos de uma história intrigante.
Os personagens são peregrinos que ´´ atravessam as marés do tempo `` para trás e se dirigem à cidade de Belém , onde vão homenagear um menino que terá acabado de nascer.
Enquanto eles se deslocam no tempo e no espaço, ganham novos companheiros de peregrinação. Os três reis Magos , por exemplo , vão fazendo vários paradas ,quase sempre em lugares importantes para a história do cristianismo . Quando Joaquim acabava de abrir as portinhas do calendário , ele não teve a menor dúvida: Essa festa de aniversário que se comemora no dia 25 de dezembro será sempre a mais bonita de todas.
Nome do participante : Tainá Milena Rodrigues Bravo
Sala : 5 ano D
Professora: Marcia Calin.
PARABÉNS ALUNOS(AS)!!!
ResponderExcluir"Ler é um direito de cada cidadão, não é um dever. É alimento do espírito. Igualzinho a comida. Todo mundo precisa, todo mundo deve ter a sua disposição - de boa qualidade, variada, em quantidades que saciem a fome." (Ana Maria Machado)